quinta-feira, 17 de abril de 2008

resposta da CCDR Centro

Proc. 35.09.07 - 08.02.2008 / Ofício 150 348 - 04.04.2008

ASSUNTO: Erosão costeira na praia da Vagueira

No seguimento do ofício SEOTC-of. Nº511 de 08.02.2008 sobre o assunto mencionado em epígrafe pensamos que será de esclarecer o interessado que independentemente da necessidade de melhorar as obras de defesa frontal, o que se espera que o INAG possa lançar ainda no corrente ano, a forte erosão que se verifica naquele troço da nossa costa, agravada pela destruição do sistema dunar na Vagueira que ocorreu já na década de 80 e mesmo antes poderá obrigar a que num futuro de medio prazo se tenha que equacionar o recuo da frente urbana como forma de se poder refazer um sistema de protecção mais eficaz.
Com efeito as recentes marés vivas vieram, mais uma vez, mostrar como a situação das defesas frontais e dos esporões da praia da Vagueira, não oferecem nesta praia, a segurança que alguns pensam ser assegurada pelas obras pesadas - defesas frontais e esporões, como parece transparecer da carta assinada por "Manuela Sanches" junta ao e-mail acima referenciado.
Entende-se que se deverá ponderar a possibilidade de nesta praia, onde as cotas dos arruamentos são inferiores ao nível do mar nas marés vivas e, onde as defesas são rapidamente degradadas por constantes investidas do mar, haver que equacionar a necessidade de, no futuro, se adoptarem soluções de recuo da frente urbana para se poder refazer um sistema de protecção mais eficaz.
Numa futura revisão do POOC Ovar Marinha Grande esta questão, da eventual necessidade recuo da frente urbana, deverá ser melhor estudada e pensamos que nessa altura as soluções que vierem a ser preconizadas deverão ser transmitidas às populações locais.

Com os melhores cumprimentos,

O Vice-Presidente
_____________________________
Eng.º Henrique Moura Maia